RESUMO: A virada de ano do Liverpool!

| 08/01/2018 |
O boxing day é um feriado anual que acontece no dia 26 de dezembro na Inglaterra. Entre outras festividades, há uma sequência de jogos de futebol em um curto espaço de tempo. O Liverpool, por exemplo, jogou nos dias 26 e 30 de dezembro, e, nos dias 01 e 05 de janeiro, sendo três destes em casa e um fora, pela Premier League e FA Cup.

Esse período é muito criticado por técnicos, jogadores e torcedores, afinal o intervalo entre os jogos variam de dois a quatro dias. O desgaste e perigos de lesão são inevitáveis, eles existem, obviamente, mas além disso, o período existe para que os técnicos rodem mais o elenco e conheça mais suas peças. É, também, neste período que a temporada toma um rumo. Estatisticamente falando, os times que viram o ano na zona do rebaixamento costumam ser rebaixados ao final do campeonato, por exemplo. Para os times da parte de cima, geralmente o que vira o ano na liderança permanece pelo menos entre o primeiro e terceiro lugares. Na Inglaterra, praticamente tudo se define na virada do ano.

Por este motivo, o fim de 2017 e o começo de 2018 estão sendo tão festejados pelos torcedores. Sem perder há 17 jogos, entre Premier League, Champions League e FA Cup, a equipe do Liverpool vem jogando bem, marcando gols e se arrumando cada vez mais a sua tão contestada defesa. É óbvio que ainda falta muito o que se fazer, ainda mais depois da confirmação da saída de Philippe Coutinho para o Barcelona, mas o time continua crescendo e encantando. Mohamed Salah, Roberto Firmino e Sadio Mané estão jogando muito bem na atual temporada, embora Mané esteja abaixo do que produziu na temporada anterior. Além deles, o torcedor dos Reds tem mais uma coisa para ficar feliz: a contratação do zagueiro Virgil Van Dijk, um jogador namorado há muito tempo pela equipe de Liverpool. Para quem duvidava de seu potencial, Oxlade-Chamberlain vem mostrando que os 35 milhões de libras investidos em sua contratação valem a pena. Muito tático e versátil, o ex-Arsenal é uma das nossas principais peças no elenco atual.

Liverpool x Swansea - 26/12:

Primeiro jogo desta sequência foi uma goleada: 5 a 0 contra um Swansea que não se acuou. Dos sete chutes a gol (contra 22 do Liverpool), quatro tiveram direção (contra nove). Porém, a diferença técnica dos Reds era clara e, deu a lógica. Coutinho, ainda jogador do Liverpool, abriu o placar aos seis minutos do primeiro tempo; Firmino foi o próximo a marcar, sendo que o fez em duas oportunidades: 52' e 66' do segundo tempo. O jovem lateral Alexander Trent-Arnold marcou um golaço aos 65', fazendo o seu primeiro gol no estádio Anfield. Chamberlain fechou a conta já aos 82' com um gol feito com muita disputa pela bola por parte do atacante, que resultou em uma bela finalização.
Oxlade-Chamberlain! Foto: LFC.
Liverpool x Leicester - 30/12:

Quem esperava um jogo pegado e difícil viu exatamente o que queria. O Leicester começou o jogo atacando muito e saiu na frente com um gol de Jamie Vardy aos três minutos. Com muitas faltas e cartões, o ficou paralisado em muitas oportunidades, o que atrapalhou o andamento do jogo, principalmente falando de Liverpool, que a partir do gol dos visitantes tomou conta da partida. Tanto é que, no segundo tempo, os Reds viraram o placar em 2 a 1 com dois gols de Salah, para confirmar ainda mais a sua boa fase. Os gols dele aconteceram aos 52' e aos 76' minutos.
Mohamed Salah! Foto: Divulgação.
Liverpool x Burnley - 01/01:

Acredito que esse jogo tenha sido o meu preferido na sequência. Além do fato de que o Liverpool ganhou do Burnley depois de algumas temporadas sofrendo na mão dos Clarets, um dos gols aconteceram com três jogadores bastante criticados. O primeiro tempo foi como qualquer outro jogo contra este adversário: pegado e de muita marcação, o que resultou em um zero a zero parcial ao fim da primeira etapa. No segundo, porém, Sadio Mané tratou logo de abrir o placar aos 61' minutos com um chute forte e sem chance para o goleiro. Todos estavam comemorando esta vitória tão complicada até o minuto 87', quando Johann Berg Gudmundsson empatou a partida. Porém, a melhor parte vem agora: ultrapassando os 90' minutos e entrando nos acréscimos, Oxlade-Chamberlain cobrou falta perigosa direto na cabeça de Dejan Lovren, que cabeceou em direção ao gol encontrando Ragnar Klavan, que empurrou para as redes. 2 a 1 Liverpool em um final emocionante.
Ragnar Klavan! Foto: LFC.
Liverpool x Everton - 05/01:

O último jogo da sequência não poderia ser melhor. O Liverpool enfrentou seu velho rival Everton pela FA Cup e, com ajuda de outro zagueiro, venceu e está na próxima fase da competição. Como todo Merseyside Derby, as duas equipes se provocaram, fizeram faltas mais duras, teve muito cartão, etc., sendo que até Roberto Firmino se envolveu numa confusão em que ele soltou um palavrão em português! Falando do jogo, os Reds saíram na frente com James Milner aos 35' minutos do primeiro tempo com um pênalti bastante interpretativo. Na volta do segundo tempo, Gylfi Sigurdsson empatou a partida com um chute rasteiro no cantinho do gol de Loris Karius. Aos 84', no finalzinho da partida, Oxlade-Chamberlain, numa cobrança perfeita de escanteio, deu a assistência que Virgil Van Dijk precisava para marcar o seu primeiro gol com a camisa do Liverpool (em seu primeiro jogo, aliás, e em seu primeiro dérbi).
Virgil Van Dijk! Foto: LFC.
Jurgen Klopp adora rodar seu elenco, inclusive adora poupar os principais jogadores de clássicos para usar em confrontos menores. Neste período, tivemos a ausência de alguns jogadores importantes, enquanto que outros que entram de vez em quando tiveram a chance de mostrar a que veio. Além disso, o rodízio de zagueiros e de laterais é importantíssimo para dar confiança aos jogadores desta parte do campo, que é bem criticada.

O Liverpool fez bons jogos, apesar de ter se prendido um pouco à marcação de Burnley e Leicester, por exemplo. Agora a equipe só entrará em campo no próximo domingo (14) para um jogo grande contra o Manchester City, o líder da Premier League. Anteontem foi anunciada a saída de Philippe Coutinho, um dos principais jogadores da equipe de Liverpool, que agora defenderá as cores do Barcelona. Com certeza sua ausência no confronto com os Citizens será bastante notável, mas acredito que o trio de frente no momento (Firmino, Mané e Lallana, além de Chamberlain um pouco mais atrás) dará conta do recado. Além disso, os Reds estão buscando reforços para o lugar do brasileiro, sendo que um dos nomes especulados é o de Ryhad Mahrez, do Leicester.
Neste momento, o que importa não é saída de Coutinho, mas sim quem vai suprir sua ausência. Um jogador desse nível claramente não se encontra em qualquer lugar, e entendo o porquê do Barcelona o querer tanto. O que não entendo é por que Coutinho quis forçar tanto a saída, ao invés de se despedir tal qual Luis Suárez, que permaneceu mais uma temporada na equipe vermelha antes de rumar à Barcelona. Mas, águas passadas, o clube já está se mexendo para trazer Thomas Lemar e, neste momento, tenta antecipar a vinda do (já jogador do Liverpool) Naby Keità.
Acredito que a transferência de Coutinho pegou todo mundo de surpresa, não apenas torcedores, mas também toda a comissão do time. Só desejo sucesso para ele, embora esteja chateada com a forma como tudo aconteceu.
0 Comentário(s)
Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário